segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Projeto de Junho





  PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA - SER I
                CRECHE AGOSTINHO MOREIRA E SILVA
                          Rua Peri, 20 - Goiabeiras
                     Fone: 3237.5459
Projeto Festança no Arraiá Casimirinho
Trabalhando as Diferenças

                                              
“A política do Racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei”.
Constituição da República Federativa do Brasil – art. 5°- inciso XLII


Tempo de duração: 02/06 a 31/07/08

Justificativa

As festas juninas fazem parte do nosso folclore são elas, motivos de alegria de suas comemorações proporcionando sociabilidade e interação da comunidade escolar.
É bom lembrar que, muitas vezes, a tradição é mostrada de forma caricata ou totalmente desfigurada. Nas cidades, principalmente nos grandes centros, a civilização acaba transformando pseuda-festas juninas em momentos de ridicularizarão dos costumes do nosso povo. Talvez esteja aqui uma oportunidade para se trabalhar a pluralidade cultural, também sugerido nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Os diferentes modos de viver característicos desta ou daquela região devem ser valorizados e preservados. Aceitar o (diferente) e as (diferenças) são muitas vezes barreiras para o relacionamento interpessoal e para o convívio social.
É preciso analisar quem somos além das diferenças culturais, sócio-econômicos e políticos de hoje e de ontem. O tema nos proporciona a trabalhar também convívio social, raça e ética.
No tema junino ao abordarmos os perigos de soltar balões e suas conseqüências para o meio ambiente estamos dando ênfase à educação ambiental para que as crianças possam valorizar o meio ambiente.

Objetivos:

  • Resgatar a nossa cultura;
  • Valorizar a vida no campo e respeitar o trabalho do homem do campo;
  • Valorizar o folclore Brasileiro;
  • Incentivar o gosto pelas festas juninas;
  • Conhecer as características das festas Juninas;
  • Preservar o meio ambiente;
  • Evidenciar as diversidades regionais;
  • Comparar os costumes juninos no Brasil e no mundo;
  • Proporcionar a comparação entre os diferentes tipos de religião;
  • Desenvolver o raciocínio lógico;
  • Trabalhar a expressão oral e corporal;
  • Aperfeiçoar a coordenação motora fina e grossa, percepção, auditiva e visual;
  • Trabalhar ritmo e movimento;
  • Desenvolver a imaginação e a criatividade;
  • Estimular a socialização e a interação;
  • Ouvir com interesse as informações trazidas pelos colegas;
  • Trabalhar os vários tipos de raça: cor da pele;
  • Trabalhar as relações interpessoais na escola e na comunidade;
  • Estimular ao não preconceito:
  • Abolir os apelidos;
  • Valorizar o meio ambiente;
  • Diferenciar os diferentes tipos de lixo;
  • Conhecer e classificar o lixo;
  • Compreender processos de reciclagem e de seleção do lixo;
  • Conhecer e valorizar os profissionais relacionados ao tema;
  • Prevenir as crianças contra doenças (revisar dengue);


Atividades:

  • Máscaras;
  • Recorte e colagem;
  • Fantasias;
  • Poesia;
  • Música;
  • Brincadeiras;
  • Caça figuras;
  • Texto e produção de texto;
  • Viseira;
  • Dobradura;
  • Móbiles;
  • Sucatas;
  • Estórias;
  • Dramatizações;
  • Colagem e comentários sobre o perigo de soltar bolões e os prejuízos dos campos queimados;
  • Recorte;
  • Colagem;
  • Picotar e rasgar papel;
  • Confeccionar enfeites;
  • Confecção de colares e pulseiras de macarrão;
  • Enfeite para chapéus de palha utilizando sementes, contas e cordões;
  • Atividade de respeito e valorização do trabalho do homem do campo (falar sua importância);
  • Lembrar os Santos Padroeiros: Santo Antônio, São João e São Pedro;
  • Fazer ornamentação da sala e creche com bandeiras, correntes e balões;
  • Fazer levantamento de pratos e bebidas tradicionais;
  • Trabalhando receitas: canjica, quentão, pipoca, pé-de-moleque, broa de fubá, amendoim torrado, paçoca, bolo de milho, goma, macaxeira, vatapá, etc...
  • Degustação;
  • Brincadeiras e jogos: caçada dos bichos, estoura balões, argolar, boliche, subida em pau -de –sebo, corrida de saco, bola na lata;
  • Confecção de bonecos articulados.
  • Fazer um mapa do Brasil e colar gravuras das raças que compõem o povo brasileiro;
  • Dinâmicas relacionadas ao tema;
  • Fazer crachá com a foto e nome das crianças;
  • Construir um retrato étnico da turma: produção de mural com fotos e frases que traduzam as características étnicas e culturais dos alunos;
  • Fazer painel ou mural utilizando: gravuras, recortes, colagens de maneira a dar uma visão global do assunto;
  • Montagem de árvores;
  • Colagem de grãos, caules, folhas e areia;
  • No lixo do Gari tem?...;
  • Dobradura da lixeira;
  • Dramatização: A minha rosa Juvenil...;
  • Plantar uma árvore na creche.
 
Datas comemorativas:

05/06- Dia do Meio Ambiente.
13/06 – Dia de Santo Antônio
14/06 - Planejamento referente à Julho/08(sábado)
24/06- Dia de São João
27/06 - Festa Junina
28/06 - Estudo (sábado)
29/06- Dia de São Pedro
12/07 – Planejamento (referente a agosto/2008)
19/07- Dia do Futebol.
20/07- Dia do Amigo.
26/07- Dia da Vovó e Estudo

Avaliação:

Através de relatórios individuais constando uma avaliação diária de cada criança.

Culminância:

No dia 27/o6 faremos nossa festa junina com a participação de toda a comunidade escolar e no dia 15/07 plantaremos mudas de plantas pela a creche.
BOA SORTE!!!!!!!!


















Um comentário:

  1. Rilena muito bom seu blog é isso mesmo de pouquinho vamos deixandoele mais atrativo, parabéns, abração, e visite o meu, hehehehehe...

    ResponderExcluir