sexta-feira, 14 de outubro de 2011

FAZENDO ARTE NA ESCOLA -

CEI CENTRO DE ESTIMULAÇÃO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL – CEDI

PROJETO SEMESTRAL

FAZENDO ARTE NA ESCOLA: SOU CRIANÇA, SOU ARTISTA
Faixa etária: 1 a 5 anos
Duração: 06 meses (setembro/2010 a fevereiro/2010)

Justificativa
            O mundo é repleto de símbolos e significados que possibilitam grandes descobertas nesta fase da infância. A arte possibilita o desenvolvimento de atitudes essenciais para o indivíduo como o senso crítico, a sensibilidade e a criatividade. A arte faz parte da vida da criança como instrumento de leitura do mundo e de si mesma.
            No processo de aprendizagem em Artes Visuais, a criança exterioriza seu mundo interno, sua personalidade e seu modo de ver e de sentir as coisas. Ela traça um percurso de criação e construção individual que envolve escolhas, experiências pessoais, aprendizagens, relação com materiais e sentimentos. A criação é exclusividade das crianças, mas cabe ao professor alimentar esse percurso de forma intencional, oferecendo propostas e experiências variadas.

OBJETIVOS GERAIS
            De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil do MEC e a Proposta Pedagógica de Educação Infantil de Fortaleza, o trabalho com Artes Visuais tem como objetivos:
  ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
  comunicar e expressar pensamentos e sentimentos por meio de todas as expressões das artes visuais: colagem pintura, desenho e escultura.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
  Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
  Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
  Identificar e utilizar os materiais, instrumentos e técnicas relacionadas com as atividades artísticas;
  Observar, apreciar e fazer a releitura das produções artísticas de artistas cearenses;
  Contextualizar algumas obras, conhecendo sobre a vida dos artistas, sua época e local onde viveram.

CONTEÚDOS
  Espaço, superfície, volume, linha, textura, forma, cor, luminosidade e ponto;
  Coordenação motora ampla e fina;
  Expressão oral e escrita;
  Vida e obra de artistas cearenses.

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
            Para facilitar o trabalho nesta área, organizamos os conteúdos em blocos e sub-temas, afim de facilitar a organização da professora:
  BLOCO 1: Produção – O fazer artístico: sub-tema: Colagem
                                                                sub-tema: Pintura
                                                                             sub-tema: Escultura
                                                                             sub-tema: Desenho
  BLOCO 2: Apreciação, reflexão e releitura



1)     BLOCO 1 – PRODUÇÃO (Setembro/Outubro/Novembro)
Neste bloco estão os conteúdos que se relacionam com o fazer artístico, organizados de acordo com as diferentes modalidades e procedimentos no uso de materiais como lápis, pinceis, tintas, papeis, cola etc. Ao planejar as atividades, é preciso considerar as habilidades motoras de cada faixa etária e trabalhar com as crianças os cuidados necessários com os outros e consigo mesmas no uso desses materiais.
  Colagem: Para fazer colagem, é preciso trabalhar em duas fases: a coleta, na qual se escolhe o material a ser colado; e a composição, na qual se escolhe o,lugar apropriado para colar os papeis ou objetos, procurando compor as formas entre si.
  Pintura: Os trabalhos iniciais de pintura devem desenvolver a sensibilização da criança com a tinta e para isso podemos dispensar os pinceis e outros instrumentos e usar as partes do corpo como as mãos ou os pés.
DICAS:
1. As crianças podem se envolvidas no preparo das tintas. Podem misturar cores ou experimentar consistências.       
2. Não se deve nunca fazer por uma criança o que ela pode fazer por si só;
3. As pinturas realizadas em grupo favorecem a socialização e é uma boa opção para o trabalho com crianças menores.
  Escultura: A construção se caracteriza pela utilização de estruturas tridimensionais e trabalha com a montagem, desmontagem, equilíbrio e desenvolvimento da coordenação visual e motora. Os elementos visuais importantes para um trabalho de construção são: formato, tamanho, cor e textura.
  Desenho: É no desenho que a criança tem contato com a sua primeira escrita.

            EM ANEXO SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA CADA MODALIDADE.

2)     BLOCO 2 – APRECIAÇÃO, RELEITURA E REFLEXÃO ( Dezembro e Janeiro)
Este bloco tem como objetivo a ampliação da capacidade de percepção e sensibilização de imagens. O foco desse projeto é conhecer a vida e a obra de artistas plásticas cearenses que contribuíram e contribuem para a construção da história da arte no Ceará. Dentre eles estão: Raimundo Cela, Aldemir Martins, Antônio Bandeira, Sérvulo Esmeraldo, Estrigas, Heloisa Juaçaba, Zé Tarcísio, Leonilson, Luiz Hermano e Chico da Silva.
A professora deve planejar momentos de produção de releituras das obras do artista estudado, ou seja, a criança produz a obra do artista sob a sua ótica; e momentos em que haja a apreciação das produções das próprias crianças. Deve deixar que elas falem sobre suas criações e escutem os comentários dos colegas.
Para uma apreciação livre a professora pode fazer perguntas do tipo:
  Do que você mais gostou?
  Como o artista conseguiu estas cores?
  Que instrumentos e meios ele usou?
  O que você acha que foi mais difícil para o artista fazer?
  Que cores foram utilizadas?

É interessante contextualizar as apreciações, dando informações sobre a biografia do autor, falando sobre outras obras de sua autoria e evidenciando características. As informações devem ser simplificadas ou aprofundadas conforme o interesse e as possibilidades do grupo.

EM ANEXO SUGESTÕES DE ATIVIDADES QUE DEVEM SER ADAPTADAS DE ACORDO COM O ARTISTA E AS SUAS OBRAS

PRODUTO FINAL E CULMINÂNCIA
            Será organizada uma exposição com os trabalho produzidos durante o projeto em cada sala de aula com visitação aberta aos pais e alunos de outras turmas, no final de Janeiro (data a combinar posteriormente).

AVALIAÇÃO
            Será feita através de observação sistemática e direta da criança, agindo como mediadora de suas conquistas considerando a diversidade de interesses e possibilidades de exploração do mundo pela criança e através de registro para elaboração do relatório individual de cada criança.


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